Você já deve ter ouvido falar que no iOS não é possível transferir arquivos via Bluetooth com um dispositivo Android. Ao contrário do Android, por medidas de segurança, o iOS é um sistema “fechado”, isso se dá devido a alguns fatores intimamente ligados a segurança dos dados do dispositivo, como para evitar vírus, roubo de dados bancários,roubo de senhas, etc. O Android é um sistema aberto que permite a transferência arquivos via Bluetooth e isso torna o sistema mais vulnerável no que se refere a estas questões ligadas a segurança dos dados que trafegam através desta porta.Os dispositivos da Apple com iOS utilizam o bluetooth para conexão com teclados e com fones de ouvido sem fio.
No entanto, a transferência de dados entre dispositivos iOS e OSX acontece através de um recurso denominado Air Drop, um canal seguro e criptografado onde a segurança dos dados está em tese protegida.
No entanto, a transferência de dados entre dispositivos iOS e OSX acontece através de um recurso denominado Air Drop, um canal seguro e criptografado onde a segurança dos dados está em tese protegida.
AirDrop
Com o “AirDrop” compartilhar arquivos ficou mais fácil a partir da versão iOS 7. Assim como nas versões de Mac OS X (exceção aos fabricados em 2009 ou anteriormente), o AirDrop permite que você transfira fotos, vídeos, contatos – e qualquer outra coisa a partir de qualquer aplicativo com um botão Share de forma rápida e fácil. Basta tocar Share, selecione a pessoa que você quer compartilhar. O AirDrop faz o resto usando Wi-Fi e Bluetooth. Sem custos necessários. E as transferências são criptografadas, compartilhando de modo altamente seguro. O AirDrop, no entanto, só esta disponível no iPhone 5, iPad 4, iPad Mini, MacBook e iPod Touch 5ª geração. O AirDrop é uma função nativa que veio no iOS 7.
Os dispositivos iOS possuem uma função muito interessante, o Air Play, que, quando utilizada com o Apple TV por exemplo, conseguimos espelhar o que visualizamos na tela do IPhone, Ipad ou Mac na tela da TV onde este esteja interligado, proporcionando a visualizacao de internet, imagens, emails ou qualquer outro tipo de conteudo. Lembrando que a Google possui um dispositivo similar para a linha Android, denominado Chromecast.