Assim como eu,creio que grande parte das pessoas que usam um computador, tenha iniciado suas atividades na informática com uma das muitas famosas versões do famoso Windows da Microsoft.
É incontestável a versatilidade, a facilidade, o modo intuitivo e a comodidade, promovida pela Microsoft, através da implantação do Windows. Esse cara era diferente de tudo o que conhecíamos até então!
O Windows, devido a esta facilidade de utilização, proporcionou a inserção de pessoas de todas as idades no mundo da informática. Seja desenhando, com o famoso Paint, ou imprimindo trabalhos, documentos com o Word, que de tão usual e de tamanha competência, ganhou versão para utilização ateé para os usuário de pc's da Apple. Sem sombra de dúvidas, o surgimento do windows foi um marco histórico na informática,encantando a todos que tocavam o mouse, e viam as inúmeras possibilidades de aumentar seu poder criativo, de promover a divulgação de suas idéias, de desenvolver estudo e conhecimento, etc...
Hoje todo mundo (praticamente) sabe “mexer” com Windows e podemos dizer que é praticamente impossível viver sem este sistema operacional. No trabalho, na faculdade e até em atividades corriqueiras em nosso lar.
Não menos incontestável, foi a fragilidade a que nosso super poderoso Windows passou a sofrer, com a infinidade de tipos de vírus, malwares, spam e tudo o que se possa imaginar no lado escuro da tecnologia. O lado escuro, passou a tornar nossos momentos de prazer ao lado de um excelente pc, laptop ou notebook menos produtivo, não em razão do que a Microsoft ou o fabricante de nossa maquina tenha deixado a desejar, mas pelos problemas de lentidão, tratamentos, consecutivas e pesadas atualizações intermináveis, terminando também com nossa paciência. Paralelamente, alguns concorrentes ja se movimentavam, querendo abocanhar uma fatia deste imenso mercado de sistemas operacionais, onde se destacaram o Linux e o OSX.
Ambos os sistemas são altamente intuitivos, no OSX, seja nas versões mais antigas ou nas mais atuais, ambos são altamente confiáveis nas tarefas que executam e altamente produtivos nas diversas áreas a que se destinam seus aplicativos.
Essa discussão e muito mais complexa e, não cabe a decisão final reservada a um simples post, e sim, a uma avaliação pessoal de cada tipo de usuario, testando e manuseando cada um dos equipamentos a quem esteja interessado a adquirir. Mas de uma coisa posso falar com muita propriedade, pois sou usuário de Mac, e isso e inegável, acabaram-se as temporadas de formatação e reformatação, de travamentos e de vírus. Se voce acha que este seria um grande avanco na sua utilização, siga em frente. Penso que a otimização da utilização do tempo seja uma boa pedida, pois o tempo, ao inverso de outros tantos exemplos, e uma das poucas coisas que não temos mais como recuperar.